O Curso de pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pertence à área da Educação e Estudos da Linguagem, objetivando ampliar a atualização de professores da Educação Infantil ampliando e construindo conhecimentos gerais da Língua Portuguesa na contemporaneidade, especificamente em práticas sociais de leitura e escrita pertinentes ao processo de Alfabetização por meio do Letramento. A pertinência do Curso decorre, sobretudo, do surgimento de novos modos de comunicação que requer compreensão de aspectos verbais, visuais, midiáticos, culturais do uso da linguagem múltipla.
Com esses aspectos, percebe-se que assim como, no século passado, pesquisas apontavam que somente o ensino da gramática, em seu aspecto prescritivo, não será suficiente para o domínio da escrita e leitura de um gênero, atualmente, discute-se sobre o papel de diversos modos semióticos, constituintes do texto, e a necessidade de novas práticas de leitura crítica e produção escrita nessa perspectiva.Mediante tais considerações, este Curso justifica-se pela necessidade de transformação de ensino de Língua Portuguesa, especificamente, alfabetização, devido às práticas contemporâneas de leitura e escrita, vivenciada tanto pelos alunos quanto pelos professores inseridos no contexto social globalizado com avanços tecnológicos e livre acesso à informação. Será questão central no Curso: Como aspectos multimodais, multimídiaticos, multiculturais - tão presentes na vida dos alunos. Mediante tais considerações, este Curso justifica-se pela necessidade de transformação de ensino de Língua Portuguesa, especificamente, alfabetização, devido às práticas contemporâneas de leitura e escrita, vivenciada tanto pelos alunos quanto pelos professores inseridos no contexto social globalizado com avanços tecnológicos e livre acesso à informação.
Será questão central no Curso: Como aspectos multimodais, multimídiaticos, multiculturais - tão presentes na vida dos alunos.
Compreender a alfabetização como processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação do ato de ler e escrever.
EspecíficosCompreender a alfabetização como processo do desenvolvimento cognitivo; Concluir que o professor alfabetizador é o elemento dinamizador de todo o processo educativo sendo responsável pela elaboração de procedimentos de intervenção adequados à transformação e a conquista no ambiente estimulador de aprendizagens significativas.
DISCIPLINA | HORAS |
História e fundamentos da educação infantil | 30H |
Diversidade e inclusão | 40H |
Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem | 40H |
Linguagem oral e escrita | 30H |
Natureza e sociedade | 30H |
Literatura Infantil | 40H |
Ensino da matemática | 30H |
Ensino de artes e suas linguagens | 40H |
Corpo, movimento e psicomotricidade | 40H |
Atividade Lúdica na Educação Infantil | 40H |
Planejamento, execução e avaliação na educação infantil | 30H |
Metodologia do trabalho científico | 30H |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) | |
CARGA HORÁRIA TOTAL.: | 420H |
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).