background
Pós-Graduação

Neuropsicopedagogia Clínica

TIPO DO CURSO
Pós-Graduação
MODALIDADE DO CURSO
Presencial
ÁREA DO CURSO
Educação

O Neuropsicopedagogo é especializado e faz uso dos conhecimentos em Neurologia, Psicologia e Pedagogia principalmente para compreender e potencializar a aprendizagem humana. Portanto, este profissional pode atender diferentes públicos como: pessoas com dificuldades de aprendizagem; pacientes com comprometimentos em determinadas funções devido a acidentes ou disfunções congênitas e precisam recuperá-las ou desenvolvê-las; superdotados que necessitam de programas de estímulos diferenciados ou alunos com necessidade de programas que potencialize seus rendimentos. São objetivos do curso:

Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem; Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;

Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem; Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem; Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.

Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e graduados no Ensino Superior nas áreas a fins ligadas à Educação e Saúde.
Preparação prévia para as aulas;
Estudos de Caso;
Aulas expositivas;
Discussões e debates em sala de aula;

Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.

600h (Um sábado por mês (início previsto para 07/3) - duração 18 meses

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional 

30h

Metodologia da pesquisa científica

30h

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Psicofarmacologia e Neurociência

40h

Neurociências Aplicada a Educação e Educação Inclusiva

40h

Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem

30h

Educação do deficiente visual, físico e Múltiplo

30h

Educação do Deficiente Auditivo

30h

Educação e Deficiência Intelectual

30h

Funções Conativas, Executivas e Cognitivas

30h

Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagogica tratando da convivência em Contextos Coletivos

40h

Neuropsicopedagogia e transtornos de aprendizagem: Avaliação e Intervenção

40h

Metodologia da Pesquisa, estudo de caso da aprendizagem

30h

Trabalho de conclusão de curso (artigo)

 

Total da carga horária das disciplinas

400h

Estágio Supervisionado Clínico

200h

Total

600h

Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:

Inscrição:250,00 + Valor do curso: 18 parcelas de R$300,00

- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).

Prof. Dr. Fábio Cardoso dos Santos (Coordenador); É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem - PUC/SP. Diretor Acadêmico da Faculdade Academus - FAAC. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABbri. Escritor de literatura infantil, infantojuvenil e livros teóricos pela Cortez Editora. Membro da Academia Guarulhense de Letras - AGL, ocupa a cadeira de n.
Prof. Dr. Amir Piedade;
Prof. Dr. Paulo Henrique.
Prof. Me. Charles Willians;
Prof. Me. Marcos de Oliveira;
Profª. Drª. Eliane Pereira Domingues;
Profª. Me. Isilda Guimarães;
Profª. Me. Margareth Meneses;
Profª. Me. Miriam Fiore;

Para mais informações sobre este curso cadastre-se