O Neuropsicopedagogo é especializado e faz uso dos conhecimentos em Neurologia, Psicologia e Pedagogia principalmente para compreender e potencializar a aprendizagem humana. Portanto, este profissional pode atender diferentes públicos como: pessoas com dificuldades de aprendizagem; pacientes com comprometimentos em determinadas funções devido a acidentes ou disfunções congênitas e precisam recuperá-las ou desenvolvê-las; superdotados que necessitam de programas de estímulos diferenciados ou alunos com necessidade de programas que potencialize seus rendimentos. São objetivos do curso:
Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem; Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem; Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem; Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e graduados no Ensino Superior nas áreas a fins ligadas à Educação e Saúde.
Preparação prévia para as aulas;
Estudos de Caso;
Aulas expositivas;
Discussões e debates em sala de aula;
Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional |
30h |
Metodologia da pesquisa científica |
30h |
Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Psicofarmacologia e Neurociência |
40h |
Neurociências Aplicada a Educação e Educação Inclusiva |
40h |
Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem |
30h |
Educação do deficiente visual, físico e Múltiplo |
30h |
Educação do Deficiente Auditivo |
30h |
Educação e Deficiência Intelectual |
30h |
Funções Conativas, Executivas e Cognitivas |
30h |
Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagogica tratando da convivência em Contextos Coletivos |
40h |
Neuropsicopedagogia e transtornos de aprendizagem: Avaliação e Intervenção |
40h |
Metodologia da Pesquisa, estudo de caso da aprendizagem |
30h |
Trabalho de conclusão de curso (artigo) |
|
Total da carga horária das disciplinas |
400h |
Estágio Supervisionado Clínico |
200h |
Total |
600h |
Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Prof. Dr. Fábio Cardoso dos Santos (Coordenador); É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem - PUC/SP. Diretor Acadêmico da Faculdade Academus - FAAC. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABbri. Escritor de literatura infantil, infantojuvenil e livros teóricos pela Cortez Editora. Membro da Academia Guarulhense de Letras - AGL, ocupa a cadeira de n.
Prof. Dr. Amir Piedade;
Prof. Dr. Paulo Henrique.
Prof. Me. Charles Willians;
Prof. Me. Marcos de Oliveira;
Profª. Drª. Eliane Pereira Domingues;
Profª. Me. Isilda Guimarães;
Profª. Me. Margareth Meneses;
Profª. Me. Miriam Fiore;